Origem da Cidade

por Interlegis — última modificação 19/04/2023 20h54

Cidade de Imbaú

 

Localizada na região leste central do Estado do Estado, segunda regional mais conhecida como Campos Gerais. A região é conhecida pela rota dos tropeiros, servindo de corredor para o transporte de riquezas e desenvolvimento local, perdurando do inicio do século XVII até meados de 1930 com o fim do ciclo econômico.

O povoamento da área, conhecida anteriormente como Cirol, devido à implantação da empresa de pavimentação asfáltica em meados da década de 60, dando início a construção da BR-376 (Rodovia do Café), junto aos primeiros moradores da comunidade, que vieram para trabalhar na construção.

Os primeiros moradores da região foram ocupando terrenos nas proximidades da BR-376 e PR-160, formando pequenas vilas como Bela Vista e Vila Oliveira, além da avenida principal, Avenida Ivo Jangada, nome dado em homenagem a um dos pioneiros da cidade.

Atualmente o município conta com aproximadamente 13 mil habitantes, tendo um crescimento significativo desde sua emancipação, em 1995.

 

Origem do nome


O nome tem raiz indígena da língua tupi que significa “beber da bica”. Isso se deve ao fato que na região do município existem dois cursos d’água que fazem referencia ao vocábulo, sendo eles: Rio Imbaú e Rio Imbauzinho.

Entretanto, a primeira denominação dada ao município foi Cirol. O nome refere-se a uma empresa de pavimentação asfáltica que se instalou na região na década de 1960.

Imbaú é um município brasileiro do Estado do Paraná.

Criado através da Lei nº 11.220 de 8 de dezembro de 1995, foi instalado oficialmente em 1 de janeiro de 1997, sendo desmembrado de Telêmaco Borba.


Capela São José, Distrito de Imbaú década de 70